segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Estudo sobre Integridade familiar para os homens

Na quinta passada, dia 18 de agosto de 2011, tivemos em minha casa uma pequena reunião que conversamos sobre integridade familiar.

Esse estudo eu retirei a sua maior parte do capítulo 4 do livro Liderença e Integridade do autor Ronaldo Lidório, cujo o capítulo tem esse mesmo título, indico a todos a leitura completa desse maravilhoso livro.

Abaixo disponibilizo o estudo para quem queira ler, usar e compartilhar.

Intergidade Familiar

“Não poderemos ser uma benção longe se primeiramente não o somos perto. E não há nada mais perto de nós que a nossa família.”

Ao partilhar sobre esse assunto em um seminário para líderes, fui procurado por alguns homens de Deus. Eles estavam à frente de ministérios equilibrados e maduros, mas viviam um caos em casa. A verdade é que muitos têm conseguido abençoar pequenos e grandes grupos, até mesmo multidões, enquanto fracassam na própria casa.

* Texto do capítulo 4 do livro Liderença e Integridade do autor Ronaldo Lidório

Comentário para refletir...

Se esses que andam com Deus já possuem dificuldades com as suas famílias imaginem os que não tem busca de uma vida cristã. O que é ser um homem bem sucedido atualmente?

Vejamos uma personalidade forte aqui no Brasil:

Eike Fuhrken Batista da Silva (Governador Valadares, 3 de novembro de 1956) é um engenheiro metalúrgico e empresário brasileiro que atua em várias áreas, com destaque para os setores de mineração e de petróleo. É filho do ex-ministro de Minas e Energia Eliezer Batista e foi casado com a ex-modelo Luma de Oliveira. Eike foi citado pela Revista Época em 2009 como um dos 100 brasileiros mais influentes. Detentor de um patrimônio avaliado em 30 bilhões de dólares, foi listado em 2011 pela Revista Forbes como a 8ª pessoa mais rica do mundo, sendo o primeiro colocado dentre todos os sul-americanos e lusófonos. No final de 2010 a revista o posicionaria ainda como a 58ª pessoa mais poderosa do mundo, considerando-o como o brasileiro mais poderoso após a atual Presidente do Brasil, Dilma Rousseff.[2][3][4]
A personalidade de Eike desperta várias percepções entre executivos e especialistas, tais como aventureiro, agressivo, brilhante, ousado, exibicionista, megalomaníaco e visionário.[5]

Essa é uma boa referência de sucesso? Extraindo a sua biografia no seu site, no meio de tantas histórias de sucesso, um pequeno texto chamou a atenção:

Separado, pai de dois filhos, Eike gosta de correr, nadar e de lanchas.

Vejamos o quanto é vago essa frase acima. Conseguimos enxergar uma felicidade plena depois da conquista de todos esses méritos? Devemos rever as nossas prioridades.

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.”  1 Tm 6:10

A nossa satisfação não se compra com o dinheiro:

“Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz?” Isaías 55:1-2

Ser um modelo para os de perto

É mais fácil ser um modelo para as massas do que para um único indivíduo. É mais fácil brilhar em um púlpito do que exercer paciência com a pessoa. É mais fácil admoestar (aconselhar) uma congregação com 1000 pessoas do que ser um modelo de vida para dois filhos. Um provérbio chinês nos ensina que: Antes de começar o trabalho de mudar o mundo, dê três voltas dentro de sua casa. Não importa o que você diga a seus filhos para fazerem. Eles naturalmente seguirão aquilo que o vêem fazendo.

A palavra adverte que, “se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (1 TM 5:8).

* Texto do capítulo 4 do livro Liderença e Integridade do autor Ronaldo Lidório

A construção do outro

Não importa o que façamos, é necessário investir na conStrução do cônjuge. É preciso que o seu amadurecimento, seu crescimento na fé e na saúde emocional e física sejam prioridade para nós. Não deveria nos interessar termos ministérios bem resolvidos e equipes bem formadas se em casa não investimos o suficiente para o crescimento do outro. Ouvi certa vez um empresário cristão afirmando que o seu principal objetivo não era formar gerentes eficazes, mas sair de casa sabendo que sua esposa está feliz e perto de Deus. Essa é uma postura de investimento intencional que gerará bons frutos.

* Texto do capítulo 4 do livro Liderença e Integridade do autor Ronaldo Lidório

Fidelidade Conjugal

Certa vez, encontrei-me com um senhor, um conhecido preletor sobre relacionamento conjugal nas igrejas de sua região, que passeava calmamente em um supermercado bem tarde da noite. Eu estava ali para comprar algo que minha esposa havia pedido. Então o encontrei empurrando um carrinho de supermercado quase vazio. Eu o conhecia e, após cumprimentá-lo, perguntei casualmente sobre suas compras. Ele prontamente respondeu que passava por ali praticamente todos os dias após o trabalho, permanecendo algumas horas antes de ir para casa. Diante da minha surpresa ao perceber que ele gastava horas por dia rondando por ali sem a intenção de realmente fazer compras, ele complementou:

“Ronaldo, a minha casa é um inferno.”

Nesse caso, vemos os principais passos para a infidelidade conjugal: o distanciamento do outro, a repulsa, a quebra da comunicação e o desejo de estar longe. Certamente são portas abertas para um casamento destruído.

Jamais, porém, é tarde para recomeçar ou recuperar aquilo que se perdeu se houver uma disposição mútua. Se você se sente distante do seu cônjuge, já perdeu o primeiro amor, o desejo de estar perto e conversar, a atração pessoal e sexual, e seus sonhos o projetam para outras pessoas e outros lugares que não o seu lar, é hora de parar onde está e traçar um caminho de volta. Há volta. Não é um caminho fácil, mas é um caminho de amor. A reconstrução de relacionamentos rompidos é especialidade do nosso Pai.

* Texto do capítulo 4 do livro Liderença e Integridade do autor Ronaldo Lidório

Oração e ação

Coloque seu casamento e sua família perante Deus agora, em oração. Avalie como vai a sua casa; seu relacionamento com seus filhos e com seu cônjuge; como eles o vêem e como você os influencia. Paça que Deus traga clareza à sua mente sobre esses pontos.

Planeje, na presença do Senhor, investir para ter uma família cristã, saudável, amorosa, unida, feliz e missionária. Assuma um compromisso, na presença dele e com sua ajuda, de ser um cônjuge amoroso, cuidadoso e fiel.

* Texto do capítulo 4 do livro Liderença e Integridade do autor Ronaldo Lidório

“Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.”  Lucas 6:46-49


2 comentários: