quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Comentários sobre o livro "Você Nasceu para Isso"

 

Comprei esse livro em uma campanha em prol da saúde do pastor Miguel Uchoa da igreja Episcopal Anglicana do grande Recife, em Piedade, bela iniciativa da editora o qual fez uma parceria doando parte das vendas para a sua recuperação.

O título achei bem ousado, por conta da afirmação do seu conteúdo. O subtítulo me chamou muita a atenção: "Como Deus faz milagres e abençoa pessoas através de você". Chamou a atenção pelo fato da benção estar nas outras pessoas, geralmente todos buscam um autobeneficiamento.

O seu conteúdo é bem original, apesar de falar de milagres de Deus ele restringe apenas aos milagres cotidianos, alcançáveis por "qualquer cristão" de forma simples e eficaz. Apesar dos milagres serem "simples de ser executado" podemos ver que os resultados geralmentes são "grandiosos", pequenas atitudes que geram grandes mudanças de vida.

Com a finalidade de mostrar o quanto é simples vivenciar milagres, ou melhor, ser usado como entregador de milagres em nosso dia a dia, o autor usa algumas nomenclaturas para os atos e etapas como por exemplo "Terra do Milagre Cotidiano". Ele divide em sete princípios, sendo os 3 últimos tratados separadamente como entregas especiais:
  1. Chave Mestra
  2. Chave das Pessoas
  3. Chave do Espírito
  4. Chave do Risco
  5. Chave do Dinheiro
  6. Chave do Sonho
  7. Chave do Perdão

Ele também cita os 5 passos para a entrega de um milagre:
  1. Identificar a pessoa.
  2. Isolar a necessidade.
  3. Abrir o coração.
  4. Entregar o milagre.
  5. Transferir o crédito.
O livro é muito bem dividido e em todos os capítulos são contadas diversos acontecimentos reais, onde podemos ver claramente a presença de um milagre de Deus, sendo usado um "entregador" para isso. Realmente é uma forma bem interessante de ver os "milagres cotidianos" e encorajar a estarmos atento as necessidades dos outros e sensível ao chamado do Espírito Santo para ajudar os nossos irmãos. Certamente depois da leitura ficamos mais atentos a todos esses detalhes descrito no livro.

Em minha opinião como ponto fraco achei poucas referências bíblicas e um pouco "chato" de achar por estar no final do livro. Existem capítulos inteiros com apenas 3 referências, achei pouco por conta da ousadia do conteúdo, apesar de ele "provar" com acontecimentos reais. Alguns podem não gostar também da terminologia e ver tudo de forma muito sitemática e fácil.

Confesso que tive que parar nos primeiros capítulos e só depois de um tempo retornei a leitura, é preciso estar realmenete bem consigo mesmo e com vontade de ajudar o próximo. Acho que a "facilidade" mostrada no livro pode causar um desconforto ou até mesmo uma decepção para o leitor que não estar preparado a buscar Deus mais intensamente. Um material adicional sobre intimidade com Deus poderá ajudar muito, tive uma ajuda lendo em paralelo o livro "Deus (in)visível" de Philip Yancey.

Apesar desses pontos o autor termina o livro falando o seguinte: "Talvez alguns questionem a terminologia do livro ou critiquem minhas interpretações, mas isso não me preocupa muito. O que partiria mru coração é se você, após ter visto o extenso território de oportunidade sobrenaturais no qual Deus nos convida a morar, der as costas e for embora." e certamente o objetivo é alcançado: "Minha esperança é que a esta altura você não seja a mesma pessoa que era quando começou a ler esse livro.".

Deixo esse texto de reflexão para encorajar a leitura do livro e uma mudança de vida.

"Você conhece algum cristão que tenha percebido que o derramamento de milagres pessoais na vida das pessoas necessitadas não é impedido por Deus, mas pelas pessoas? Minha missão é despertar você para a vida mais abundante e promissora possível em sua caminhada com Deus."

Um comentário:

  1. gostaria de adquirir um exemplar deste livro, gosto de ler e sou escritora, não conhecida, mas escrevo tbém., apesar de nós filhos de Deus estarmos desconsoaldos com a tirste not´cia de hoje, mas me informem valor e onde adquirir este exemplar.Com Jesussempre, sem Ele não somos nada


    dora-filha@hotmail.com

    ResponderExcluir