quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Jesus pede que fiques no mundo!




"Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal." João 17:16

Um pouco antes de ir para a sua crucificação, Jesus intercede por nós, em nenhum momento ele nos pede para nos afastarmos "do mundo", mas sim que abramos os olhos para aquilo que não vem de Deus e nos afaste de todo o mal. Podemos perceber essa afirmação também em nossa oração do "Pai nosso", que ele mesmo nos deixou, "mas livra-nos do mal" em Mateus 6:13.

E como conseguir sermos libertos do mal desse mundo? Para não haver dúvidas o próprio Jesus nos dar essa resposta logo em seguida.

"Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" João 17:17

A palavra viva de Deus, manifestado em nossas vidas, fará com que todo o mal caia por terra abaixo. Ela nos santifica, ou seja, nos separa de todas as impurezas.

Aqueles que vão embora "do mundo", não estão fazendo a vontade de Cristo, estão sendo egoístas e covardes, não foi esse o nosso chamado deixado por ele.

"Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo."  João 17:18

Assim como Jesus, sejamos sal na terra, se você não tiver sabor e não fazer diferança, servirás apenas para ser pisado pelos homens. Será que realmente estamos temperando vidas?

"Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens." Mateus 5:13

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Desfrute-se de um aperfeiçoamento Espiritual



"Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem."  Deuteronômio 8:3

E tem gente que acha que Deus é mau, não entende quando diz que "Deus deixou que tal coisa acontecesse na minha vida". Como bons pais sabemos que quem ama educa, esse entendimento herdamos dEle.

Quando acontecer uma provação lembre-se dEle e reflita o que podemos aprender com toda a situação passada ou corrente.

Porque apenas pedir para afastar se já sabes da verdade?

Peça, mas desfrute-se de um aperfeiçoamento Espiritual!

"Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeçoa na fraquesa." 2 Coríntios 12:8

Essa foi bem rapidinha, tem um tempinho ainda? Assita ao vídeo abaixo:



quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Comentários sobre o livro "Você Nasceu para Isso"

 

Comprei esse livro em uma campanha em prol da saúde do pastor Miguel Uchoa da igreja Episcopal Anglicana do grande Recife, em Piedade, bela iniciativa da editora o qual fez uma parceria doando parte das vendas para a sua recuperação.

O título achei bem ousado, por conta da afirmação do seu conteúdo. O subtítulo me chamou muita a atenção: "Como Deus faz milagres e abençoa pessoas através de você". Chamou a atenção pelo fato da benção estar nas outras pessoas, geralmente todos buscam um autobeneficiamento.

O seu conteúdo é bem original, apesar de falar de milagres de Deus ele restringe apenas aos milagres cotidianos, alcançáveis por "qualquer cristão" de forma simples e eficaz. Apesar dos milagres serem "simples de ser executado" podemos ver que os resultados geralmentes são "grandiosos", pequenas atitudes que geram grandes mudanças de vida.

Com a finalidade de mostrar o quanto é simples vivenciar milagres, ou melhor, ser usado como entregador de milagres em nosso dia a dia, o autor usa algumas nomenclaturas para os atos e etapas como por exemplo "Terra do Milagre Cotidiano". Ele divide em sete princípios, sendo os 3 últimos tratados separadamente como entregas especiais:
  1. Chave Mestra
  2. Chave das Pessoas
  3. Chave do Espírito
  4. Chave do Risco
  5. Chave do Dinheiro
  6. Chave do Sonho
  7. Chave do Perdão

Ele também cita os 5 passos para a entrega de um milagre:
  1. Identificar a pessoa.
  2. Isolar a necessidade.
  3. Abrir o coração.
  4. Entregar o milagre.
  5. Transferir o crédito.
O livro é muito bem dividido e em todos os capítulos são contadas diversos acontecimentos reais, onde podemos ver claramente a presença de um milagre de Deus, sendo usado um "entregador" para isso. Realmente é uma forma bem interessante de ver os "milagres cotidianos" e encorajar a estarmos atento as necessidades dos outros e sensível ao chamado do Espírito Santo para ajudar os nossos irmãos. Certamente depois da leitura ficamos mais atentos a todos esses detalhes descrito no livro.

Em minha opinião como ponto fraco achei poucas referências bíblicas e um pouco "chato" de achar por estar no final do livro. Existem capítulos inteiros com apenas 3 referências, achei pouco por conta da ousadia do conteúdo, apesar de ele "provar" com acontecimentos reais. Alguns podem não gostar também da terminologia e ver tudo de forma muito sitemática e fácil.

Confesso que tive que parar nos primeiros capítulos e só depois de um tempo retornei a leitura, é preciso estar realmenete bem consigo mesmo e com vontade de ajudar o próximo. Acho que a "facilidade" mostrada no livro pode causar um desconforto ou até mesmo uma decepção para o leitor que não estar preparado a buscar Deus mais intensamente. Um material adicional sobre intimidade com Deus poderá ajudar muito, tive uma ajuda lendo em paralelo o livro "Deus (in)visível" de Philip Yancey.

Apesar desses pontos o autor termina o livro falando o seguinte: "Talvez alguns questionem a terminologia do livro ou critiquem minhas interpretações, mas isso não me preocupa muito. O que partiria mru coração é se você, após ter visto o extenso território de oportunidade sobrenaturais no qual Deus nos convida a morar, der as costas e for embora." e certamente o objetivo é alcançado: "Minha esperança é que a esta altura você não seja a mesma pessoa que era quando começou a ler esse livro.".

Deixo esse texto de reflexão para encorajar a leitura do livro e uma mudança de vida.

"Você conhece algum cristão que tenha percebido que o derramamento de milagres pessoais na vida das pessoas necessitadas não é impedido por Deus, mas pelas pessoas? Minha missão é despertar você para a vida mais abundante e promissora possível em sua caminhada com Deus."

domingo, 2 de outubro de 2011

Deus quer que você morra


Isso mesmo, Deus quer que você morra e ressucite, assim como Jesus. Meditaremos no texto de Romanos 6.

"Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressucitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida." Romanos 6:4

Deus quer que o homem invejoso, arrogante, individualista e até mesmo triste, depressivo e solitário, morra, morra para todos os seus pecados, assim como o seu único filho fez por nós, devemos imitá-lo, e assim como Ele ressucitaremos e venceremos os nossos pecados.

"Porque, se formos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;" Romanos 6:5-6

Assim se forma um verdadeiro cristão, livre! Ao contrário de quem está de fora ver, muitos acham que servir a Cristo é se privar de tudo, dos prazeres da vida, que essa cruz é dolorosa, e é preciso viver se martirizando, que a auto piedade vai lhe levar ao paraíso. Não é isto que Deus quer.

Ao se colocar nessa cruz você irá se esvaziar de si próprio, e no lugar de toda essa louca busca de auto satisfação e felicidade que nunca é alcançada, Deus nos enche do seu Espírito Santo, e ele preenche todo o vazio, o espaço reservado para ele. Não adianta procurar em outro lugar, pois nunca irá saciar-se.

"Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso sour, naquilo que não satisfaz?" Isaías 55:2

Entregando o velho homem para a cruz estarás morto para o pecado, não irás precisar mais dele para sentir prazer, em vez disso sentirás prazes nas coisas de Deus, e esse sim, irá lhe saciar e lhe fazer bem.

"Assim também vós consideraivos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus." Romanos 6:11

Na imagem existe 3 lugares disponíveis para você, essa escolha poderá mudar a sua vida.

A opção 1 aparentemente é a mais confortável, você pode esquecer tudo o que leu aqui, sentar nela, ficar de costas para a cruz, colocar as pernas para cima e curtir a sua vida, até um dia sentir novamento um vazio no coração e ir atrás de um outro texto como esse.

Pode também sentar no banco da opção 2, ele não parece tão confortável, quando quiser podes se virar para cruz e lembrar todo o sacrifício que Jesus teve na cruz. Quando não precisar mais, podes até se levantar desse banco desconfortável, parar um pouco com a auto piedade e esquecer de tudo isso. Certamente essa será a opção mais escolhida por achar que fez a sua parte e está tudo certo, porém nunca será saciado a sua busca para a felicidade.

Ou podes escolher a opção 3, aceitar o convite de Deus e se entregar ao lado do seu filho Jesus. Aparentemente é a opção mais dolorosa, até mesmo distânte e sombria. A diferença é que em pouco tempo estarás livre de tudo isso, irás ressucitar assim como Jesus e viverás uma vida livre do pecado, conforme a vontade de Deus. Ao contrário do que as vezes pode parecer, a sua vida será cheio de prazeres, os seus prazeres será os mesmo de Deus, perfeito e echerá todo o seu coração.

Problemas? Todos têm e terão, a diferença está em quem estará segurando a sua mão. E quando morreres? Para onde irás?
  
"Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." Romanos 6:22-23