terça-feira, 20 de setembro de 2011

Construindo um relacionamento sólido


“Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.” Lucas 6:46-49

Temos visto uma enorme enchente acontecendo nesses dias, essa que vem devastando centenas de casas no estado de Santa Catarina, famílias que perderam as suas casas da noite para o dia.

Apesar de esse texto ser uma parábola, um texto figurativo que compara a construção física de uma casa feita sobre uma rocha, com um alicerce bem feito e outra sobre a terra, sem alicerce, gostaria de refletir sobre estas casas.

Podemos ir um pouco além do conceito da casa física e pensarmos em um lar.

Um lar vai muito mais além do que alguns tijolos e concreto. É possível que em meio a uma grande enchente uma casa seja derrubada, mas o lar continue firme.

O que irá sustentar a casa não são os acabamentos finais, uma cerâmica de luxo, uma linda iluminaria e nem mesmo uma parede bem feita, se não tiver uma base sólida, forte, certamente cairá.

Assim também é um lar, não é uma roupa bonita, um sorriso sem graça, nem mesmo um corpo atlético cheio de saúde que irá sustentar uma família, se todos não tiverem um comprometimento sólido, um laço forte, amor, certamente acabará.

O casamento é o início da construção de um lar. Duas pessoas estão saindo de seus lares, completamente diferentes, para construir um novo lar, não podemos pensar em uma divisão, mais sim, uma multiplicação. Certamente esse novo lar estará inserido em uma grande família com vários lares, cada uma tem que somar para que no final tenha uma unidade, ou melhor, uma comunidade.

Problemas sempre irão existir, veja em nosso texto:

“vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída” Lucas 6:48

Mesmo uma casa bem construída, ou seja, um lar bem consolidado, também tem os seus problemas. Dificuldades sempre irão existir, a diferença é como ela será encarada e qual o rastro que ela irá deixar ao passar em um lar.

Para não acontecer a ruína da segunda casa, que foi abalada, é preciso preparar o seu terreno. A Palavra nos fala exatamente o que é preciso ser feito:

“Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante” Lucas 6:47

É importante ouvir o que Deus tem a nos falar, e praticar.

Na carta aos Romanos temos algumas dicas de convivência importantes:

“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal (..) sede pacientes nas tribulação, na oração perseverantes.” Romanos 12:10-12

Somente com o amor, com a paciência e com a perseverança é que pessoas completamente diferentes, vinda de lares diferentes, conseguirão viver em comunhão, como uma família.

Lembre-se sempre que os detalhes aparentes não dão sustento, mas sim a base do relacionamento, e essa base têm que ser construída com muito amor.

“O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba.” 1 Coríntios 13:4-8

O amor jamais acaba.

O amor não é sentimento, o amor é decisão. Se você acordar todo o dia decidido a amar, certamente amará.

Essa atitude de amar chega na hora certa.

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino” 1 Coríntios 13:11

Se essa hora chegou construam juntos o alicerce desse novo lar, e nada irá abalar o propósito de Deus para as suas vidas. Para começar basta guiar-se pelo nosso manual de instrução, a Bíblia.