quinta-feira, 30 de junho de 2011

Deus nos muda em apenas uma virada

Como pode um menino de que estava ali, procurando por 3 jumentas perdidas, ser convidado para um banquete e ser abençoado como o primeiro Rei de Israel?

E para quem está reservado tudo o que é precioso em Israel? Não é para ti e para toda a casa do teu pai? Então, respondeu Saul e disse: Porventura, não sou benjamita, da menor das tribos de Israel? E a minha família, a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que, pois, me fala com tais palavras? (1Sm 9:20-10)

Para Deus não importa se você é grande ou pequeno ou se vem de uma família pobre ou rica. É dom de Deus transformar homens pequenos em grandes homens. Em uma saída da sua casa Deus pode lhe dar uma revelação que mudará toda a sua vida.

Você pode mudar aos poucos, ir moldando a sua vida, deixando de fazer algumas coisas ruins e começando a fazer algumas coisas boas. Quando desejamos ser uma pessoa melhor e buscamos a Deus ele nos ajuda a mudar gradativamente e aos poucos vamos nos tornando pessoas melhores, pais melhores, filhos melhores, enfim, um melhor cristão, filho de Deus.

Mas quando Deus quer mudar é diferente! Não precisa de preparação, de dias, meses ou anos, ele é poderoso o suficiente para lhe mudar em uma única virada.

"Sucedeu, pois, que, virando-se ele para despedir-se de Samuel, Deus lhe mudou o coração; e todos esses sinais se deram naquele mesmo dia." 1Sm 10:9

Será que não é a sua hora de dar essa grande virada?

terça-feira, 21 de junho de 2011

A responsabilidade do seu filho é sua

Mesmo sabendo Ana que era estéril (1Sm 1:5) ela suplicava a compaixão de Deus e lhe pedia um filho. Demorando-se ela no orar perante o Senhor (1Sm 1:12) o sacerdote Eli vendo os movimentos da boca pensa que ela estava embriagada.

"Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebeu nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o Senhor." 1Sm 1:15

Assim Eli a abençoou e logo depois Ana teve o seu filho. Como gratidão ao seu Deus, com o filho desmamado, em torno de 2 a 3 anos, ela devolveu para Deus.

"Por este menino orava eu, e o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera. Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor, por todos esses dias que viver; pois do Senhor o pedi. E eles adoraram ali o Senhor." 1Sm 1:27-28

Assim o menino ficou servindo ao Senhor, perante o Sacerdote Eli (1Sm 2:11). Enquanto Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda menino, em ano e ano, a sua mãe o visitava levando uma túnica pequena, quando o marido ia oferecer o sacrifício anual. Enquanto isso os filhos de Eli desprezavam todo o sacrifício e as coisas de Deus.

O levita Eli não conseguiu ser o sacerdote do próprio lar, os seus filhos caíram em prostituição e nunca se interessaram por uma vida com o senhor (1Sm 2:22).

O resultado de toda essa história foi na destruição total do lar e sacerdócio de Eli, morreram os seus filhos, foi roubado a Arca da Aliança e sabendo disso Eli caiu para trás e morreu (1Sm 4:12-18), assim cumprindo a profecia de Samuel (1Sm 3:11-14).

Vendo essa passagem bíblica podemos perceber como é importante um entrega total de nossos filhos para Deus. Apesar de Eli ser um sacerdote ele não estava cumprindo com o seu dever de sacerdócio. Não basta apenas um título, um cargo, se não houver entrega, não agrada a Deus e não há salvação.

Devemos ter uma fé assim como a da mãe de Samuel, consagrar os nossos filhos para Deus, acompanhar o seu crescimento e crescer juntos na fé.

"Crescia Samuel, e o Senhor era com ele." 1Sm 3:19

A responsabilidade da educação do seu filho não é de empregado, professor e nem mesmo de pastor ou de Deus. Se você quer que o seu filho cresça junto com o Senhor, se entregue a Ele primeiro, antes de entregar o seu filho.